“Deixa que digam, deixa que falem…” essa é a BrasFlight Escola de Aviação:Para se ter uma…
Qual a postura esperada de um piloto de aviões?
A pergunta de qualquer aluno na nossa escola de aviação é como está o mercado de aviação. Esta pergunta, como já falamos anteriormente, permite várias respostas. Por exemplo, depende do segmento escolhido, do quanto de horas de voo o piloto tem, quais aviões voou, quais especializações fez e por ai afora. Porém, certamente a questão mais importante a ser observada é a postura!
Desde o primeiro dia que o aluno pisa numa escola de aviação (até mesmo na Escola Teórica), ele começará a ser observado. É um grande mercado, com um círculo de referências muito pequeno, onde as indicações podem pesar algumas vezes tanto quanto as horas totais do futuro comandante.
Em nossa escola temos uma quantidade significativa de alunos e, desde as primeiras horas do cursos de PP (piloto privado), conseguimos identificar os pilotos que serão mais rapidamente absorvidos pelo mercado. Acredite nisso!!!
O perfil ideal de um piloto de avião é o aluno dedicado, que estuda, se interessa, pergunta, entende e procura saber detalhes e diferença sobre os equipamentos, sua mecânica, aquele que aprofunda os conhecimentos e não mede esforços para conseguir seus objetivos.
Não basta ser um excelente piloto e ter uma postura farrista, adepto de velocidade e aventuras radicais, preguiçosa, anti-social e de intrigas. Essas posturas não são bem vistas em ambiente profissional nenhum, principalmente em aviação, onde o perfil psicológico faz diferença na escolha do piloto. Ao mesmo tempo, o aluno que possui boa postura e não gosta de estudar muito, prefere fazer o esperado ao invés de ser o diferenciado, também terá certa dificuldade de ser absorvido pelo mercado.
Dentre diversas outras questões relacionadas a postura, resaltamos uma que é polêmica, a que trata da postura alimentar. Esta está relacionada a questoes de peso e balanceamento, bem como ao espaco na aeronave. Orientamos sempre nossos alunos a buscarem se manter em forma (também por questões de saúde e exames médicos), pois, como já dito, na aviação a carga que o avião recebe é um quesito de segurança de voo, principalmente em aviões de pequeno porte, como os de instrução.
Não podemos esquecer que trata-se de um mercado muito concorrido, onde cada ponto positivo se torna um diferencial competitivo determinante na escolha entre um e outro profissional.
Na nossa escola de aviação temos alunos e pilotos de todos os perfis e tentamos orientar sempre sobre as melhores práticas e os procedimentos mais corretos. Temos orgulho de sermos reconhecidos no mercado como formador de excelentes pilotos. Como nossa família está há 3 gerações trabalhando com aviação, é normal sermos questionados para indicarmos pilotos para o mercado. Além, de também contratarmos instrutores para a nossa escola adotando a postura de só contratarmos instrutores que foram alunos da escola.
Por isso, pilotos e alunos! Observem e se questionem se você está se dedicando ao máximo para o seu objetivo. Peça feedback para seu instrutor, pergunte, questione, se interesse! É o seu futuro e você deve zelar por ele com carinho, dedicação e muita atenção.
BONS VOOS SEMPRE, COMANDANTES!
Por: Luciana Telles
“Deixa que digam, deixa que falem…” essa é a BrasFlight Escola de Aviação:Para se ter uma…
“Deixa que digam, deixa que falem…” essa é a BrasFlight Escola de Aviação:Para se ter uma…