“Deixa que digam, deixa que falem…” essa é a BrasFlight Escola de Aviação:Para se ter uma…
A BrasFlight é uma ESCOLA DE AVIAÇÃO PRÁTICA, para aulas de voo de PP (Piloto Privado), PC (Piloto Comercial) – MULTI, IFR e MULTI IFR e INVA (instrutor de voo).
A BrasFlight Escola Brasileira de Aviação está homologada pela ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil – para os Cursos Práticos de Piloto Privado (Portaria ANAC no. 32/SSO de 7 de Janeiro de 2011), de Piloto Comercial (Portaria ANA no. 2318/SSO de 31 de outubro de 2012), Multi e IFR (Portaria ANAC no. 920/SSO de 8 de abril de 2013) e de INVA (Portaria ANAC no.834/SSO de 27 de março de 2013).
A Escola possui checador próprio, o que facilita com que nossos alunos dinamizem o processo de autorização do seu Brevê junto a ANAC.
Para que os alunos possam realizar o curso prático em nossa Escola de Aviação, faz-se necessário que estes já tenham realizado e sido aprovados nos exames de curso Teórico da ANAC de Curso de Piloto Privado e de Piloto Comercial.
O que é ser Piloto Privado?
O breve de Piloto Privado dá ao aluno o direito de pilotar aeronaves visuais monomotor porém, não permite que o mesmo exerça atividade remunerada como piloto. Para tanto é necessário o cursos de Piloto Comercial, após o termino de curso de PP (Piloto Privado).
Após realizar curso teórico em escola homologada (que dura normalmente entre 3 e 4 meses), realizar exame físico e passar na prova da ANAC, o aluno está apto a voar as 40 horas exigidas (sendo 3 horas de voo noturno) para tirar seu brevê . As horas de voo podem ser tiradas em qualquer aeronave monomotor. Na BrasFlight trabalhamos com várias aeronaves para que o aluno possa escolher a que melhor lhe convier para a realização desta primeira etapa: PAULISTINHA (temos 2 aeronaves dessa, é a mais popular das aeronaves de instrução pois seu baixo custo permitem uma economia muito grande para o aluno), PA-18 (aeronave preferida dos mais altos e fortes, pois além de ter um espaço interno maior que o PAULISTINHA, tem ajuste de banco para uma melhor acomodação dos alunos que necessitam de mais espaço), CESSNA 150 (nossa aeronave para os voos noturnos, nela o aluno também tem mais espaço e alguns preferem tirar 100% de suas horas de PP nesta aeronave), Musketeer (uma aeronave que é IFR mas, também usada eventualmente para PP, já que é VFR diurna. Seu custo maior não a torna muito utilizada por alunos de PP mas, acaba causando uma curiosidade pois é uma aeronave maior, com 4 lugares).
– 18 anos completos (para o curso teórico basta ter 17 anos)
– 1º Grau Completo
– 40 horas de voo em Escola Homologada (sendo 3 obrigatoriamente noturnas)
– CMA de 2ª Classe válido (exame médico em clinica credenciada)
– CHT (habilitação da prova da ANAC)
O que é ser Piloto Comercial?
O Piloto Comercial é o piloto que já aprende uma profissão e se habilita a trabalhar com ela. Se pudéssemos comparar é como se fosse uma “faculdade”e o Piloto Privado o “segundo grau”.
As possibilidades, como em qualquer outra carreira começam a ramificar neste momento. Como uma faculdade você tem a opção de ser “formar” sem uma especialização específica (PC), com habilitação em voo por instrumento (PC IFR) e com conhecimento e experiência em aeronaves multi motores (PC MULTI IFR).
Todos acima tem como exigência, além do curso teórico, exame médico e prova da ANAC, o mínimo de 150 horas de voo, sendo que 40 horas são abatidas do curso de Piloto Privado. Ou seja, nesta fase o aluno voo obrigatoriamente 110 horas. O que varia é como o aluno tirará suas horas, em quais aeronaves e com programa/missões.
Como PC o Piloto pode ser piloto ou copiloto de taxi-aéreos, agrícola (com cursos de especialização), Linha aéra, de empresas, de construtoras, empresários, artistas e etc. A frota brasileira de aviões privados não para de crescer e isso amplia muito as possibilidades profissionais o Piloto Comercial.
Para ser Piloto Comercial o aluno precisa ter:
– 18 anos completos
– PP Checado
– CMA de 1ª Classe válido
– 2º grau completo
– Ter realizado curso teórico em Escola homologada
– Aproveitamento e aprovação na prova teórica referente a categoria pretendida
– 150 horas de voo em Escola Homologada
O que é ser INVA – Instrutor de Voo?
Se seguirmos a metáfora do PP sendo o segundo grau, o PC a faculdade com especializações, se for o caso da escolha em PC IFR e PC MULTI IFR, o curso de INVA seria uma pós graduação. Com o curso de INVA o piloto se habilita a dar treinamento em escolas de aviação e já seguir umas das muitas possibilidades profissionais que a carreira de PILOTO permite.
Para ser INVA o aluno precisa ter:
– Ter cumprido todas as exigências de PC.
– Ter realizado curso teórico em Escola homologada
– Aproveitamento e aprovação na prova teórica referente a categoria pretendida
– 27 horas de voo para preparação de instrução
“Deixa que digam, deixa que falem…” essa é a BrasFlight Escola de Aviação:Para se ter uma…
“Deixa que digam, deixa que falem…” essa é a BrasFlight Escola de Aviação:Para se ter uma…